quinta-feira, 28 de outubro de 2010

RELIGIÕES QUE ACREDITAM EM REENCARNAÇÃO


Nos primórdios do cristianismo a idéia das existências sucessivas ou reencarnação, talvez de forma não muito clara, era aceita, e chegou a ser ensinada por alguns “pais da Igreja” como Orígenes, Plotino e Clemente de Alexandria. Até mesmo Santo Agostinho, em (Confissões, I, cap. VI), escreveu: “Não teria eu vivido em outro corpo, ou em outra parte qualquer, antes de entrar para o ventre de minha mãe?”

Mas quando o cristianismo instituiu-se, assumindo o formato da Igreja Católica, acomodando-se ao paganismo de Roma, adotando e adaptando algumas das suas práticas, tais como os rituais, a hierarquia, as imagens, etc., afastando-se do modelo ensinado por Jesus que era o da simplicidade, da pobreza e do amor acima de tudo, precisou eliminar aquela idéia. Se não o fizesse, acabaria desestruturando seu edifício e perdendo o bastão do próprio poder, porque a reencarnação é um conhecimento que liberta. Já não seria a Igreja a detentora das chaves do Céu. Seu poder se esvairia como fumaça se os fiéis não mais pudessem ser atemorizados com as ameaças das chamas do inferno, ou atraídos pelas glórias e delícias do Céu.
Então, todos os cristão, sob pena de serem tachados de hereges, foram forçados a acreditar no dogma que afirma ser o espírito criado na concepção. Tal crença, incutida no psiquismo dos fiéis ao longo dos séculos (sempre acompanhada do medo de pecar e sofrer por isso terríveis castigos e conseqüências) criou poderosas algemas do pensamento, que foram se cristalizando mais e mais a cada nova encarnação ocorrida num meio cristão. Tanto que, hoje, o simples fato de tentar questionar algum dogma da Igreja católica ou das evangélicas deixa o fiel apavorado, pelo medo de estar cometendo terrível pecado e ter de pagar por ele.

Mas Jesus disse: “Conhecereis a verdade e ela vos libertará.”

A qual verdade estaria o Mestre se referindo? Certamente a nada que Ele ensinara, porque disse “conhecereis”, ou seja, no futuro. E nem Ele, nem seus seguidores apresentaram algum novo conhecimento que poderia representar tal verdade. Quando disse “A verdade vos libertará”, deixou claro que seus seguidores se encontravam e continuariam se encontrando prisioneiros de algum engano, até que o conhecimento da verdade, no futuro, viesse libertá-los.

Não há qualquer arranjo teológico que possa mostrar outra verdade libertadora que veio depois de Jesus, a não ser o conhecimento da reencarnação e da lei de causa e efeito, trazida pelo espírito que se assinou como A Verdade, apresentando na seqüência todo um universo de informações que foram magnificamente codificadas por Allan Kardec.
Convém observar também que as verdades que o Mestre ensinou não eram de molde a libertar alguém. Uns dirão que elas libertam do pecado, mas o mundo cristão continua tão “pecador” como sempre. Portanto, se alguém analisar estas questões em profundidade e sem as amarras do condicionamento psicológico, acaba ficando maravilhado com tamanha lógica e tal demonstração da sabedoria e de amor do nosso Criador, ao criar a lei que determina a evolução dos seres através das vidas sucessivas.

Essa sim é uma verdade realmente libertadora. Quem acredita na reencarnação e na lei de causa e efeito sente-se realmente livre, dono de si mesmo e único responsável pelos próprios passos, sabendo, no entanto, que tudo que semear, terá de colher, como advertiu o Mestre dos mestres.

LISTA DAS RELIGIÕES E SEITAS QUE ACREDITAM AM REENCARNAÇÃO:

Igreja Católica Liberal
Ayyavazhi
Budismo (segundo autores não-budistas; ver Renascimento
Caodaísmo
Confucionismo
Hinduísmo (Índia, 3000 a.C.)
Jainismo
Seicho-No-Ie
Seita dos essênios
Taoísmo
Cristianismo Esotérico
Rosacrucianismo
Espiritismo (França, 1859)
Renovação Cristã (Brasil, 2002)
Movimento Ramatis (Brasil, 1943)
Racionalismo cristão (Brasil, 1910)
Religião de Deus, Legião da Boa Vontade (Brasil, 1950)
Santo Daime
Umbanda (Brasil, 1908)
Vale do Amanhecer
União do Vegetal
Wicca

FONTE: PERGUNTAS YAHOO (Sem citações de Obras de Pesquisa)

5 comentários:

  1. vEJA OUTRO PONTO DE VISTA:
    http://falhasespiritismo.org/2011/11/24/agostinho-de-hipona/
    Já em traduções diretas do latim, encontra-se: “E antes deste tempo, que era eu, minha doçura, meu Deus? Existi, porventura, em qualquer parte, ou era acaso alguém. Não tenho quem me responda, nem meu pai, nem minha mãe, nem a experiência dos outros, nem minha memória. (…)[não há nenhuma alusão à entrada no ventre]”? (Confissões, da coleção “Os Pensadores”, vol. 6, Abril Cultural, 1973). Provavelmente houve algum conflito com versões inglesas onde se lê: “Was I, indeed, anywhere, or anybody? ” [fuine alicubi aut aliquis?, em latim], daí uma má tradução errada do termo anybody. Estas duas versões têm sutis e cruciais diferenças: a primeira é claramente reencarnacionista, ao passo que a segunda não o é necessariamente, podendo ser um questionamento apenas quanto a preexistência. O trecho imediatamente antes esclarece a dúvida: “dizei se a minha infância sucedeu a outra idade já morta ou se tal idade foi a que levei no seio da minha mãe?”. Esta dúvida sempre acompanhou Agostinho, que nunca se definiu como a favor ou contra a existência antes do nascimento, preferindo assumir sua ignorância quanto à origem da alma:

    ResponderExcluir
  2. Como Historiador, lastimo profundamente a verdadeira isenção de precisas informações referentes as religiões. Saibam que pouquíssimas religiões não acreditam na transcendência da alma (termo que passou a ser conhecido na França - reencarnação). Isso se deu consequência dos manipuladores advindos das sociedades secretas como a antiga escola da serpente atualmente absorvida pela maçonaria e outras que precisavam resolver grandes questões (como a doutrina social através do medo), assim como outras questões muitíssimo graves como a de Caesarium (Filho de Julio Cezar e Cleópatra). Esse legitimo herdeiro do império Romano e da dinastia Faraônica (considerado reencarnação de Horus). E é bom que se saiba que Julio Cezar antes de sua morte foi conclamado Deus, isso mesmo. Era um titulo na época. E é exatamente por isso que Caesárium teve que fugir ainda muito jovem e foi para a Índia, onde foi doutrinado por monges tibetanos e após alguns anos voltou para procurar seus irmãos, sendo esses um casal de gêmeos (a menina Selena que esta estampada na estátua da liberdade e um menino que após certo episódio apareceu na Bíblia como irmão de Jesus Cristo). E tinha também um irmão mais novo que também aparece na Bíblia como irmão de Jesus. Portanto Selena que é um dos segredos mais bem guardados da Igreja católica nada mais é do que Maria de Madalena, meia irmã de Caesariam (Jesus Cristo) e sua esposa. Estudem, pesquisem e as verdades ocultadas vos libertaram...

    ResponderExcluir
  3. Jesus foi o maoir exemplo de encarnação ;- em passagem bíblica séria diz: sobre JOÃO BATISTA e outros... - devem sim todo Cristão ir em busca das verdades absolutas - não existe mais as Figueiras do tribunal disc do Santo ofício que fora instituido para perseguir os filho de Deus.- Deus nos
    deu o livre arbítrio, também o direito de pregar o Amor verdadeiro ao infinito dos dias no planeta em que nascemos para melhora e crescimento da espiritualidade. Ser cristão e sinônimo de sabedoria.

    ResponderExcluir
  4. TODOS que passar vista neste comentário : passai a peneira e aproveitai a essência que deva ser a seiva do entendimento do Homem filho de Deus em sua suprema inigualável consciência.

    ResponderExcluir